Pampilhosa Linda

Espaço de libertação intelectual no âmbito das realidades transcendentes que ultrapassa as amplas margens da ortodoxia, com incursões na antropologia filosófica e na psicognosia, de cariz socio-cultural tenuamente perfumado com poéticas gotículas proeminentemente irónico-macónicas! Bem hajam!!!

sábado, outubro 08, 2005

Vamos a votos?


Neste próximo domingo, os noticiários não vão abrir com os resultados da Primeira Liga, com a malta em greve (acho que as greves são proibidas aos Domingos e feriados) ou ainda com a famigerada Casa Pia. Não! Vamos, pelo contrário, ter que gramar com sondagens, prospecções e análises político-sociais de malta que antes preferia estar de chispe e entremeada a derreter ao sol no nosso querido barlavento, tal e qual os restantes 500 mil alfacinhas, ou melhor, como os restantes 500 mil que lá trabalham (Lisboa tem o Terreiro do Paço e as sedes sociais das empresas, habitantes, deve ter menos que nós).
Gostaria de lhe pedir, caro leitor, uma breve e conjunta reflexão:
Primeira questão: Se existem mais de 4000 freguesias com orçamento médio de salários dos cargos políticos e senhas de presença na ordem dos 1000 euros/mês e 300 sedes de concelho que devem custar 15 a 20.000 euros/mês só em salários dos nossos queridos autarcas, ficamos com a sensação de estar a dar o "ouro ao bandido" sem querer ofender este último. Ou seja, votar é uma atitude altruísta e de mecenato do anónimo cidadão que permite, fundamentalmente, proporcionar um complemento de salário ou de reforma aos políticos (coitados, às vezes não é esse o único dinheirito que entra lá em casa).
Segunda questão: Segundo um estudo recente em Portugal, quanto maior a corrupção instalada maior é o desenvolvimento económico (o social não interessa) de um Concelho; logo, um convite a todos os que se inserem neste padrão de comportamento: por favor candidatem-se ao nosso concelho, sem medo!
Como bom pampilhosense que sou quero que se lixe tudo o que se passa a sul dos alqueves e a norte do boa viagem. Vamos mas é falar dos muitos problemas essenciais que assolam a nossa mui-estimada urbe!
Numa breve e diagonal leitura dos programas partidários, salta ao ouvido a retórica: "criação", "requalificação", "remodelação", "apoio" e "dinamização", "ambiente", "iniciativas", "arranjo" e todo um conjunto de palavras bonitas que felizmente, só voltaremos a ler e ouvir daqui a quatro anos se as coisas correrem de feição; Como o dinheiro não é deles mas, evidentemente, de todos nós, é uma fartura; ele até há gajos que prometem uma piscina e um campo de futebol com pista de atletismo e outros que prometem um campo de futsal! É pá, são os maiores! Eu, enquanto praticante de ténis e do jogo da malha, sinto-me marginalizado e triste; e quanto aquela de um "Dumper" novo para a junta... É pá, fica aqui a sugestão: façam um contrato-avença com o cigano de modo a usar o cavalo e a carroça! É mais ecológico e além disso o macho ainda ajudará na remoção das ervas daninhas das estradas em vez de usar o habitual herbicída.
Agora, gostaria de vos deixar em legado um conjunto de iluminuras mais luminosas que as cinzentas e pacatas candidaturas existentes:
Para quando a implosão do Chalet-Suísso da Vila-Rosa e das velhas Fábricas da telha? Seriam, definitivamente, acontecimentos mediáticos que dariam uma imagem mais moderna e actual à nossa Vila!
Quando teremos mais rotundas (porque a Mealhada está cheia delas e nós só temos uma)?
Para quando uma ciclovia para o Canedo, um metro de superfície para a Alta e para o Alto?
Quando e onde um "skatódromo", um "malhódromo" e o (há muito desejado) "queimódromo"? Enfim, um sem numero de ideias e desejos por realizar tal e qual os nossos queridos candidatos anseiam.
Bons votos e que a sorte vos acompanhe!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ó meu candidata-te tens ideias fixes.

10 outubro, 2005 18:38  
Anonymous Anónimo said...

Agradeço desde já o facto de ter retocado o texto original bem como ter retirado a falácia referente a uma hipotética derrota sportinguista.

12 outubro, 2005 13:09  
Anonymous Anónimo said...

nuch
afinal quem és ???
Es indio ou americano??

12 outubro, 2005 17:33  
Blogger Gonçalo Randulfes said...

Eu sou... O burro do cigano!!!

13 outubro, 2005 15:10  
Blogger Dr. Navega said...

Gonçalito... a nível de rotundas já vamos em duas !!! já agora pq é nao fazem uma singela homenagem na dita rotunda ao grande maestro Pleno.

17 outubro, 2005 16:40  

Enviar um comentário

<< Home