Pampilhosa Linda

Espaço de libertação intelectual no âmbito das realidades transcendentes que ultrapassa as amplas margens da ortodoxia, com incursões na antropologia filosófica e na psicognosia, de cariz socio-cultural tenuamente perfumado com poéticas gotículas proeminentemente irónico-macónicas! Bem hajam!!!

domingo, outubro 09, 2005

Reminiscências do Livro VII


Domingo de manhã, dia de eleições!
Dou a minha colaboração cívica, vou ao "saloon" da povoação beber um cafézinho, ouço as conversas, constato que a actualidade Dominical extravasa os domínios do futebol!
Era a política meus senhores que hoje pela manhã dominava as conversas, com uma naturalidade e convicção próprias de quem sabe o que diz. Falava-se dos troca -tintas, "esses gajos que só querem é tacho pá" e "és tu que lhes pagas o ordenado" e por aí fora...
Porque um que era comunista agora era socialista, outro era PSD agora é PS "é uma vergonha pá", outro ainda que fora do Pampilhosa a Sorrir e agora estava a virar para o PSD... Enfim uma panóplia de casos, situações e argumentos que prendiam a atenção de todos os presentes, incluindo alguns que como eu estavam fora da conversa, mas estupefactos com a sabedoria e eloquência dos intervenientes.
É certo que nos habituámos a ouvir pela voz do povo que "quem nasceu burro nunca pode ser cavalo" ou numa versão mais tolerante "cepa que nasce torta, tarde ou nunca se endireita" porém, parece existir uma tendência progressiva para substituir estas duas máximas populares por um explícito "só não muda quem é burro".
Há indicadores que sugerem que com o tempo, a última poderá sobrepôr-se às duas primeiras, mas isso só poderá ser aferido quando obtivermos um universo estável cujos extremos não possam desvirtuar a média e o desvio padrão. Por enquanto vamos contando com um universo influenciado pelas ocasiões, pelos vapores etílicos e pelas avitaminoses outonais. Também sabemos que (pelo menos por enquanto), sempre que algum burro tentar mudar de posto será alertado com a devida veemência, pois se nasceu burro, deve morrer burro (deve voltar para a caverna e deixar as coisas como estão).
Parece-me que na próxima manhã de eleições não vou ao "saloon". Talvez invoque Jorge de Sena, talvez me levante cedo e vá tomar café à Grécia, talvez numa esplanada... talvez com o minotauro...
Um abraço a todos!!!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

confesso que gostei do texto, mas desculpa lá, isso não será cafeína a mais?

09 outubro, 2005 17:47  
Blogger Gonçalo Randulfes said...

Olá sandeman,
O ideal seriam uns bagacitos, mas o minotauro quando está esquinado não se sabe comportar...
Obrigado pelo humor que colocas nos teus comentários!

Um abraço!

12 outubro, 2005 15:20  
Anonymous Anónimo said...

O menino é subtil e manhoso. O conceito "reminiscências" e o "livro VII" são pilares básicos da antiguidade filosófica. diverte-se pondo-nos a pensar...
Juizo.

19 outubro, 2005 20:58  

Enviar um comentário

<< Home