Pampilhosa Linda

Espaço de libertação intelectual no âmbito das realidades transcendentes que ultrapassa as amplas margens da ortodoxia, com incursões na antropologia filosófica e na psicognosia, de cariz socio-cultural tenuamente perfumado com poéticas gotículas proeminentemente irónico-macónicas! Bem hajam!!!

terça-feira, outubro 25, 2005

24h. in Pampville


8:45 A.M.
Acordar
Abri a janela. Apanhei a frescura da manhã, respirei fundo e com o mais genuíno do meu Indian Spirit proferi em alta voz:
Hoje é um bom dia para apanhar um pifo!

9:00 A.M.
Bom dia Vietname
Liguei a televisão e logo me desiludi; desliguei-a porque, invariavelmente desde a morte de Salazar, nunca mais ouvi boas notícias; e como a Leste nada de novo como tem acontecido nos últimos 100 Anos de Solidão... Desde a revolta bolchevique que as únicas novidades foram Another Brick in the Wall e recentemente Crónicas de uma Gripe Anunciada trazidas, ao que julgo, pelas cegonhas (esta fez-me recordar a minha educação sexual e a vossa também confessem lá!). Entretanto vieram-me à memória palavras, há muito sábias, que dizem: “de Espanha nem bom vento nem bom casamento” quanto mais a Avian Flu qual Diabo no Paraíso trazendo A Peste na bíblica prenúncia do Apocalipse, now.

9:17 A.M.
Defecar
Permite-nos contactar de forma íntima com os elementos, a pestilência, O Perfume, a cor, as anacrónicas e aleatórias formas, enfim, um acto redentor que permite introspecção de forma a reduzir-nos à nossa verdadeira condição de objecto de passagem e de fluxo da matéria mas, contudo, permanência do Spirit pois o breve percurso digestivo dos átomos permite-nos obter a energia necessária para escrever, por exemplo, estas baboseiras; na natureza nada se perde, tudo se transforma (E=mc2) e ás vezes a merda brota por todos os lados mesmo daqueles onde menos se espera (ver processos políticos e económicos em curso).

9:40 A.M.
Beber a bica
Dirigí-me ao saloon para tomar, com sofreguidão, a dose mínima de cafeína que hà muitos e longos anos me dependêncía; Maldita Cafeína, qual droga milagreira que me permite sair do limbo, abrir os olhos e finalmente conseguir tirar boas e apetecidas Fotofinish estilo a Câmara Indiscreta das curvilíneas indígenas autóctones.

10:00 A.M.
Bricolage
Enquanto a mente vagueia por West Side Story que, além do anticiclone dos Açores (sempre presente no meu imaginário), possui agora as últimas do admirável mundo novo cheias de rajadas e de uns pingos Made in USA a que o raio dos média teimam em chamar de furacões com nomes de pessoas e tudo; mas vocês sabem como são os americanos com os seus individualismos e a mania das grandezas.

10:55 A.M.
Ir ao Pampilhosa Linda
Na ânsia de ter mais comentários, numa atitude típica de um verdadeiro Marketeer, ou seja, a estúpida mania de ver as reacções do mercado a ver se a coisa pegou ou não e, pasme-se, a positiva constatação: "há para aí mais gente faminta de contar umas larachas, de pensar, com ou sem dor, e soltar o Indian And Cowboy Spírits impondo a Ordem Natural das Coisas".

11:10 AM
Hobby
Como o próprio nome indica: fazer o que gosto. Não sei se sabem mas os Hobit da Trilogia do Anel derivam desta mania do Rowling nos momentos menos alucinogénicos.

13:20 P.M.
Almoçar
Claro está: numa terra de boa pinga calham-me, feliz e frequentemente, umas carnes apetitosas e suculentas cheias de bom e legítimo colesterol porque um dia a ciência ainda me há-de dar razão, tal como o Herói do ano 2002; pois toda a gente sabe que passar fome não é doença, mau mesmo é não ter apetite.

15:00 P.M.
Passear
Passear na Pamp. no Luso ou Coimbra, ler A Causa das Coisas ou a Crónica dos Bons Malandros, fonte de inspiração deste blog, ouvir bom Jazz e também Dylan, Beattles, Doors, Cohen, Vinícius; estar por aí e dar atenção à famelga, ao estilo do Primo Basílio.

18:10 P.M.
Merendar

Com um ou outro velho amigo, trocar impressões acerca de Doze Contos Peregrinos; dois dedos de conversa, três dedos de legítimo tinto dos alquéves, ainda em parte mexido a pés; fazer a Anatomia de um Golpe no presunto, sacar da broa e do queijo, falar da Física da Metafísica e da Quântica e ter o Princípio da Incerteza que Hiroshíma não foi aqui, mas poderia ter sido assim tivesse falhado o Dia D ou não tivesse existido Ponte Sobre o Rio Kwai e, na certeza da nossa sobrevivência, tanto como o Nasci para Nascer de Neruda; e vai mais um trago enquanto se faz a noite até que uma chata Purple Rain nos obriga ao recolhimento na Cabana do Pai Tomás permanecendo a conversa entre a Filosofia na Alcova e o Mito de Sísifo.

20:15 P.M.
Jantar
Ou melhor: angústia para o jantar; hoje calhou peixe frito. Fora o metralhar televisivo que usa e abusa da pobre Condição Humana, tornando insuportável a fome, a Peste as Mãos Sujas, as guerras e todo um conjunto de sofrimentos alheios e falsamente distantes que nos ajudam a encarar, com um enganoso encolher de ombros, o nosso pequeno mundo das prestações, dos impostos e do raio das tarefas agendadas como se viver fosse pior que O Processo.

21:20 PM
Bica #2
Ou melhor dizendo: descafeinado After Nine porque assim poderá ser melhor a noite; pode ser que tenha de tragar a Beauty Blue Drop e as palpitações serão menores . Como é bom o sexo depois dos Fifty em estilo Alguém tem que Ceder, e já agora, o nome de Pampilhosalinda só pode advir das muito belas e simpáticas raparigas que perfumam o ambiente com belos e esculturais corpos, embora por mim, passem como cão por vinha vindimada; mas que importa? Já tive a minha Belle Époque. Como são boas as cachopas da nossa terraPampilhosalinda!

22:25 P.M.
Ler
Agora deu-me para investigar pela literatura neo-maçonica portuguesa: ”Por linhas tortas“ de João de Deus Pinheiro e “O maçon de Viena" do famoso arguido Braga Gonçalves. Aquele maluco do Dan Brown pegou no mote e é vê-los a crescer e multiplicar-se: os livros e os ideaís também. Coitada da Santa Inquisição! Temo mesmo que não tardará muito e teremos por cá um novo Torquemada.

23:40 P.M.
Sexo
Drogas e Rock-Roll ; não necessariamente por esta ordem. É bom sabermos que ainda estamos vivos e é, de facto, fascinante perceber que toda a conduta humana foi dirigida onto e epistemologicamente para a sobrevivência e reprodução; existem pessoas que vivem uma vida inteira pelos seus Wharolianos 15 Minutos de Fama ou só talvez para breves segundos de Petit Mort, segundos de verdadeira ascese e vida no além .

00:05 AM
Dormir
Não sem antes fumar um cigarro, acompanhando o wisky e ver as últimas na Web; fechar os olhos e sonhar em Morrer em Las Vegas. E agora, prezado leitor, com o mesmo som do encerrar do familiar Messenger : “
boa noite”.


N.R.
Esta minha incursão anglo-saxónica tem que ver com o facto de, nas escolas primárias da urbe ainda não figurar o ensino do inglês; ao que parece, segundo os responsáveis, ainda não houve tempo. Como é bom não ter tempo quando é preciso tempo.
Porquê Pamp ville? Porque aquilo que mais me irrita quando indagado sobre as minhas origens é o facto de frequentemente obter como informação: “ Pampilhosa aah! a da Serra !“ situação esta que me obriga a esfregar o mapa nas fronhas do néscio interlocutor obrigando-me a falar em Coimbra ou, pior ainda, na Mealhada da qual os Papuliformes já dizem: “Aaah! a do Leitão“; fica portanto a sugestão: ou se muda definitivamente o nome para Pampilhosalinda ou então para o nome mais netável* de “Pamp ville”.
Confesso que vacilei entre este título e o de "24h. na vida de Randulfes". Como reparou trata-se de um texto que permite, ao prezado leitor, conhecer melhor este personagem real e ficcional nos dias de hoje.
Se acha que esta n.r. é longa então vejam as sebentas de direito do Código Civil e direitos reais, os tais da definição da coisa e do coiso. end, The.
*um neologismo emergente

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro


Simplesmente brilhante...

25 outubro, 2005 10:05  
Anonymous Anónimo said...

A resenha é ilustrativa de fragmentos da cultura emergente. A sequela é bastanta yuppie e denota dandismo! Retrata ou representa, meu amigo Rand.?

25 outubro, 2005 12:18  
Anonymous Anónimo said...

Randulfes,
Olhando para as horas que costumas fazer os teus artigos ou saltas a parte do sexo quase todos os dias ou então tens masturbações mentais

25 outubro, 2005 17:21  
Blogger Gonçalo Randulfes said...

quem te disse parvus as horas a que escrevo? e para bonus são poucas as pessoas que conheço que dominam o conceito de dandismo,
cuidado!

25 outubro, 2005 18:15  
Anonymous Anónimo said...

O dandismo garretteano influenciou outros escritores portugueses de finais do século XIX, como António Nobre. Mas foi Raul Brandão que o definiu de maneira lapidar: " (...) não olho as futilidades de Garrett com o riso banal de toda a gente. Através desses pequenos ridículos, pressinto, nem sei bem porquê, um desespero enorme. (...) sob a máscara do janota estava decerto um homem que sofria ao sentir-se imensamente ridículo."

http://www.instituto-camoes.pt/revista/garrettdandismo.htm

25 outubro, 2005 21:22  
Anonymous Anónimo said...

Caro Randulfes:
Eu voto no PampilhosaLinda, porque me parece muito mais adequado e todo o Povo gosta, principalmente, depois de cantar o famoso Hino Pampilhosa Ala Riba!! É o delírio total ouvir no final de tão amada cantiga: Viva! Viva a Pampilhosa Linda!!!!

Já agora, o inglês nas nossas escolinhas primárias já teve início desde o dia 20 do presente mês!!

Cumps.

26 outubro, 2005 16:36  
Anonymous Anónimo said...

Doutor Randulfes,

Agradeço a lição de literatura Portuguesa que me dá
sem honorários cobrar.
Do mal que sofro eu, você não está
habilitado a curar

26 outubro, 2005 21:39  
Blogger Gonçalo Randulfes said...

obrigado a alminhas pela correcção em relação ao inglês nas escolas na urbe, facto do qual me penitencio ,por isso na N.R. onde se lê "inglês" é para ler , mandarim ou linguas eslavas que muita falta nos vão fazer no futuro.

27 outubro, 2005 11:34  
Anonymous Anónimo said...

Ola amigo Rand o teu diario de bordo é delirante ... certamente bebeste um chazito de maçã e canela antes!!! Ou algo mais afrodisiaco??
Se quiseres umas receitas ???
Beijocas

27 outubro, 2005 14:55  
Anonymous Anónimo said...

De salientar, que este inglês iniciado nas nossas escolas primárias, deverá ser considerado um bem de luxo e não uma necessidade básica pois é financiado pela Câmara Municipal de Mealhada.Ou seja, enquanto houver orçamento positivo poderemos "dispensar" uma educação apropriada aos nossos filhos.
Este laxismo jocoso, contra-produtivo provoca-me uma estranha alteração cutânea, semelhante à urticária(do Lat."urtica").

27 outubro, 2005 18:46  
Anonymous Anónimo said...

A resenha está muito à Bret Easton Elis; nova geraçao de alucinados; esquizofrenia compulsiva...só faltou um pouco de vertigem alucinogénica!
Vou tomar o remédio...
Tenham juízo!

27 outubro, 2005 20:36  
Anonymous Anónimo said...

Prezado Bom Cidadão,

Em sintonia com a sua elocução permita-me enquadrar esta epítome e seu autor na famosa "Generation X", dos 80´s...

28 outubro, 2005 00:09  
Anonymous Anónimo said...

De facto seria conveniente ser chamada pelo nome que sempre foi conhecida PAMPILHOSA DO BOTÃO.......rendam-se às evidências.

28 outubro, 2005 09:13  
Anonymous Anónimo said...

Para o b.a:
Ó cidadão do mundo, Pampilhosa apenas, não lhe parece suficiente para designar esta muy nobre urbe?

Sua andorinha!

28 outubro, 2005 10:31  
Anonymous Anónimo said...

Oh sua alminhas, de nobre muito pode ter, mas de urbe pouca ou nada...
Nunca devemos renunciar as nossas origens e de facto, a tão nobre origem de Pampilhosa, e sobretudo o seu desenvolvimento, é sustentado e suportado pela vizinha freguesia de Botão.

28 outubro, 2005 13:55  
Anonymous Anónimo said...

Prezado B.A.,

Só poderá estar a chalacear.Sustentado e suportado?!
Decerto desconhece a acepção destes dois vocábulos.

28 outubro, 2005 15:34  
Anonymous Anónimo said...

b.a, tenha a ombridade de se documentar antes de vomitar asneiras em catadupa neste espaço que merece mais do que "pseudo-larachas"! Qual a base para as afirmações que, erroneamente, defende? Vive em Portugal?

28 outubro, 2005 19:47  
Anonymous Anónimo said...

acho que vi o b.a numa tasca em botão
não, não era o b.a eram ... 2 b.as !
eram eram ... eu sou cego ou quê ?
estavam num canto do balcão ! que eu bem os vi...
com umas cervejolas á frente...
nem perguntaram se tinha sede !
pffff...

03 novembro, 2005 17:35  
Anonymous Anónimo said...

Tinham-me dito que valia a pena vir ao blog... tinham razão ! Absolutamente brilhante... Até à próxima...

16 novembro, 2005 21:45  

Enviar um comentário

<< Home