Pampilhosa Linda

Espaço de libertação intelectual no âmbito das realidades transcendentes que ultrapassa as amplas margens da ortodoxia, com incursões na antropologia filosófica e na psicognosia, de cariz socio-cultural tenuamente perfumado com poéticas gotículas proeminentemente irónico-macónicas! Bem hajam!!!

quinta-feira, novembro 10, 2005

Il trovatore

"[...] e fueram muytas gentes de fora a esta uila de pampillosa a uer as romarias da egreja uera cruz e tanbem um trovador que hauia nesta dita uila e que era mui amado per as donzelas de la por rrazom de cantar bien e ser mui fermoso [...] e esse trovador uinha de um reino mui frio e longe con umas servas que trazia per que assy eram tam olhadas per rrazon de su beleza e que as outras donzelas nam achauam bien per serem inuejosas e nam as queriam la [...] muytas gentes uieram de todolos lados e bien assy de uma aldea tida por uil per tanbem ser inuejosa a que chamauam miallada per ser menguada e que como nam era capaz de se gouernar per se era gouernada per um nobre da pampillosa [...]"
( "Crónicas do abade Eusébio, Era de Mil e C.ª LXXJ.ª")

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

tiesto muy buen

10 novembro, 2005 21:43  
Anonymous Anónimo said...

Caro,
novamente me surpreende com a sua versatílidade!
Penso reconhecer o trovador e a subreptícia falácia das donzelas, embora me pareça muito "a quente"!
Diga-me se me enganei...

10 novembro, 2005 22:15  
Anonymous Anónimo said...

!Hola, que tal?

Muy bien! Es que estoy encantada con todo eso que es dito sobre ese pueblo precioso!
Un trovador que encantaba las chicas de mealhada!!! ehehehe! Que lindo!


Realmente a Pampi_Linda é, será e sempre foi uma localidade histórica-cultural de importância mediática! É um gosto e um prazer intitular-me enquanto BOA PAMPILHOSENSE!!

Para o Randulfes:

Encanta-me esse seu lado de investigador autocrata que nos elucida com tão importantes relatos históricos!! Obrigada e parabéns!

Cumps ao nosso pessoal

11 novembro, 2005 09:34  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Rand,
Pensar que o abade Eusebio era um homem tão actual e tão sábio !!
Leva-me a crer que deixou descendencia na nossa Vila e "qui ça" um espolio de pergaminhos a que só os iluminados tem acesso!!
A sua costela historica é excelente .
Até breve

11 novembro, 2005 11:24  
Anonymous Anónimo said...

Ó G R, não sei porquê !

mas gostava que me dissesses onde posso encontrar essa obra do abade Eusébio.

será que podes???

12 novembro, 2005 12:55  
Blogger D'artagnan said...

Caro Gonçalo

Hilariante e intelectualmente delicioso. Os meus parabéns pelo seu blog.
São e serão sempre necessárias "lufadas de ar fresco" sobre o ambiente "metânico" e bafiento que empesta o nosso concelho. Pelos vistos, o Gonçalo está a conseguir funcionar como um grande "ventilador" para algumas mentes.

Apesar de lusense, tenho excelentes amigos na pampilhosa, que aproveito para saudar e transmitir uma mensagem: Não vamos conseguir nada com bairrismos ou com o argumento "a minha é maior que a tua"! Pelos vistos o Gonçalo é efectivamente uma pessoa de uma intelectualidade "superior", mas o seu mérito, não pode ser extensivél ao resto da população só porque são da mesma terra (ou então teriamos de concluir, através de numerosos exemplos de néscios oriundos da Pampilhosa, que toda a população o é também).

As terras, são constituidas por pessoas, unas e independentes: umas mais dotadas, outras menos, mas todas diferentes na sua individualidade. "Carimbar" uma terra, com base num néscio que tenham conhecido, é tão inteligente como dizer que os Judeus são todos génios, só porque Einstein o era.

Saudações Democráticas, de um lusense respeita e gosta da Pampilhosa.

13 novembro, 2005 13:36  
Anonymous Anónimo said...

mui bien, sin senôr
estoi graviendo

14 novembro, 2005 10:06  
Anonymous Anónimo said...

as donzelas bonitas uieram deas tierras de uera cruz?

14 novembro, 2005 12:53  
Blogger Gonçalo Randulfes said...

Estimado painel,
apraz-me o facto de verificar em vós um interesse, que julgo genuíno, pelas questões da cultura e história dos nossos anciães. Contudo, tal como a língua que utilizamos, estas questões não se encerram num determinado contexto espacial, muito pelo contrário; o interesse demonstrado pelos nossos comparsas do bonito Luso demonstra que devemos promover a nossa identidade cultural partilhando-a, enriquecendo desta forma o nosso próprio valor. Na medida em que todos vós enriquecem este espaço é-vos também incumbida tal tarefa.

Até breve!

15 novembro, 2005 01:37  
Anonymous Anónimo said...

Este "trovatore" parece-me um pobre palhaço mas as "servas"...Huuuummm!
Como diria o velho Portela: "esta merda não medra, ou medra?
medra e medra com força:
é toda feita de pedra,
com sanitas de louça."

15 novembro, 2005 02:10  
Anonymous Anónimo said...

Este "trovatore" nao é aquele que tem, em sua viatura alemã, o seu nome inscrito?!

15 novembro, 2005 23:09  
Anonymous Anónimo said...

A Mealhada, custe o que custar...é uma cidade muito simpática e onde dá prazer viver!

15 novembro, 2005 23:46  
Anonymous Anónimo said...

Caro Lagarteiro,

Certamente nunca visitou cidades suíças, escandinavas ou alemãs. Genebra, Munique, Copenhaga, etc..
Aí sim, dá gosto viver e não numa cidadezita pacóvia e tacanha como a "vila" de Mealhada. Sejamos coerentes...Mudemos o nosso sentido de que "qualquer coisa, mais ou menos mediana, nos serve".

16 novembro, 2005 12:56  
Anonymous Anónimo said...

Concordo perfeitamente senhor padre !

estes lagarteiros nunca me enganaram...

muito junto á mealhada!

não dá coisa boa!

ó senhor padre, já agora, e por falar em coisa boa, não tem por aí um pouco daquele branquinho com que "brinda" na missa ?

vá lá ...

só um pró caminho .

é que, estou a ficar farto de pinga mediana !!!

25 novembro, 2005 19:41  
Anonymous Anónimo said...

Todo o que quiser meu caro Agnip, tenho uma adega secular sagrada em local místico.
Mas, meu filho, não faça disto sua vida. Denoto que está num mau caminho.
"Ámen"...

29 novembro, 2005 23:52  
Anonymous Anónimo said...

Ó sr. Padre desculpe lá mas,
eu sempre ouvi dizer que

"a pinga é que induca
e o vinho é que instrói"

que hei-de fazer ?!

02 dezembro, 2005 18:42  
Anonymous Anónimo said...

Moderação meu filho, moderação!!

05 dezembro, 2005 02:10  

Enviar um comentário

<< Home