Pampilhosa Linda

Espaço de libertação intelectual no âmbito das realidades transcendentes que ultrapassa as amplas margens da ortodoxia, com incursões na antropologia filosófica e na psicognosia, de cariz socio-cultural tenuamente perfumado com poéticas gotículas proeminentemente irónico-macónicas! Bem hajam!!!

sexta-feira, outubro 28, 2005

Tributo a K.M.P.



As personagens e as estórias seguintes são ficcionais , pelo que, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

K.m.p. personagem mítico e figura maior dos anos 70 a 80. Era na altura um jovem trintão, baixo mas atlético, que vivia p'rás bandas dos lazaretos, actual Lagarteira. Tinha como particularidade física, fizesse chuva ou sol, camisa desabotoada até ao umbigo, colarinhos estilo asa delta-maxi e profusão de pelos super-encaracolados como se fossem o prolongamento da sua farta carapinha ruiva, num peito sempre proeminente como balão prestes a rebentar; um verdadeiro homem-carpete que rematava o manequim com a calça de ganga ou bombazina super justa a fazer realçar a esturgidade (era o nome que as fêmeas de então chamavam ao celebérrimo chumaço). Era uma delícia vê-lo dançar nos 3 P, no scorp, na sede do futebol, no salão dos bombeiros ou no Express pois a indumentária era sempre aquela; além de possuir vigoroso e saltitante pé de dança que quase sempre afugentava, vai-se lá saber porquê, o material feminino (talvez com medo da proximidade do alazão lhes comprometer a virgindade que ainda era um tema tabu nos anos 80). Falatório frequente, sobretudo das suas vizinhas, era o facto quando ia para o quintal da casa onde vivia com os pais, as galinhas e a cabra fugirem dele com tenacidade. Outro facto importante das suas galinhas era o destas serem muito depenadas de traseira: mistério dos X files ou somente alterações genéticas? Consta-se da altura que por vezes, ou talvez muitas vezes, ia para zonas de lavoura afastadas da povoação e sempre que apanhava uma mulher sozinha, independentemente da idade desta, abeirava-se com as calças descidas e com o falo aguçado donde resultava ser corrido à paulada, à forquilhada ou à pedrada, pelo menos por aquelas que o açoitavam. O sui generis da questão é o facto de vir nos manuais que os exibicionistas raramente se apresentam erectos ( como diria o Porrinhas – uungghh…! aah... home' balente!). No big-saloon da moda de então, existia a um canto uma máquina de flippers com a particularidade de raramente fazer tilt, para gáudio de todos os jogadores. E eis que um dia k.m.p. (vulgo k.), visivelmente etilizado, pôs-se a jogar na dita máquina sempre a meter moeda e a chamar-lhe nomes fazendo movimentos pélvicos contra a machine. Resumo e moral da estória: foi a 1ª vez que se assistiu a uma forma tentada de violação de robot (robotofilía ); mas alguém me chamou a atenção do facto de ele ter metido moeda antes do acto o que reduzia a questão ao quadro de lenocínio de material informático e mecânico. Pela inexistência ainda hoje de matéria penal, quer na Constituição, quer no direito cívil ou penal para tais actos: Habeas corpus para k.m.p.!

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bom dia Randulfes!!
Parabéns! O post está magnífico! Hoje é dia de grande inspiração! Já me fartei de rirrrrr... pena é que a embelmática sede do futebol vá deixar de existir!! Velhos tempos e boas memórias.
Essa figura é fantástica e então a alusão ao porrinhas está demais!!!

28 outubro, 2005 08:46  
Anonymous Anónimo said...

ops, emblemática

28 outubro, 2005 08:48  
Blogger Dr. Navega said...

Magnifico... a descriçao da personagem é perfeita, parece que o estou a ver !!!

Quando parar de me rir... volto para escrever qualquer coisa.

28 outubro, 2005 09:01  
Blogger Dr. Navega said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

28 outubro, 2005 11:33  
Anonymous Anónimo said...

Quem não s recorda do famoso Kiss-Mariano-Pavão(Rei do sapateado galego)?

28 outubro, 2005 11:43  
Blogger Gonçalo Randulfes said...

Estimo em saber que a recordação do "artista" provoca em vós gozo e prazer. Esta é, de facto, uma das muitas lendas vivas na nossa estimada urbe. Este texto, prezado leitor, insere num quadro de breves biografias que tentarei editar ao longo deste nosso percurso.
Até breve.

28 outubro, 2005 12:20  
Anonymous Anónimo said...

Bem! Esta personagem não existe...
Existe?

28 outubro, 2005 12:23  
Anonymous Anónimo said...

o verdadeiro rei do disco sound.
viva a pampilhosalinda...viva !

28 outubro, 2005 14:11  
Anonymous Anónimo said...

Acho que desta vez passaram-se da carola. Este gajo é meu amigo, isto não fica assim !!!

28 outubro, 2005 14:17  
Anonymous Anónimo said...

Figura: do Lat. "figura".

Num acto habitual "propriu", vasculhei alguns significados deste complexo termo.Saliento "pessoa", "vulto", "personalidade" mas essencialmente "importância social".
"Importância social" faz-me cogitar.Terá esta "figura" pampilhosense alguma importância social, decerto que sim. Senão o porquê de ser recordada.
Admiro a existência destes notáveis seres e profiro aqui a minha homenagem.

28 outubro, 2005 16:06  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado randulfes, pelas recordações. Quantas lendas por recordar...
Fez-me lembrar aquelas noites à frente do coreto. Uma certa personagem que arrancava em quarta "zigezagiante" para meter a primeira na curva da Filarmónica e "deitar-se" logo a seguir!
Outros tempos...

28 outubro, 2005 18:19  
Anonymous Anónimo said...

...em quarta "ziguezaguiante"...

28 outubro, 2005 19:08  
Anonymous Anónimo said...

Este Pavão é mesmo uma figura!
O assédio aos flippers ocorreu onde?
Que bruto!
Juízo.

28 outubro, 2005 20:28  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro,

suponho que poderá ser um "fétiche" em ascensão.

28 outubro, 2005 20:46  
Anonymous Anónimo said...

Apraz-me verificar que por momentos deixou de lado a fundamentação da metafísica para se dedicar apenas aos costumes. Lança habilmente a sua farpazita, qual Queiroz ou Ortigão.
Até já...

28 outubro, 2005 20:46  
Anonymous Anónimo said...

Bom, se todos o vêem...

"Vê moinhos? são moinhos.
Vê gigantes? São gigantes."

28 outubro, 2005 21:51  
Anonymous Anónimo said...

sem comentários

28 outubro, 2005 22:27  
Anonymous Anónimo said...

Procura-se post...
Desapareceu deste blog na manhã do dia 29, sábado, um post editado pelas 9:22. Randulfes amigo ou quem o furtou é favor de o repor.
Obrigado.

29 outubro, 2005 16:11  
Anonymous Anónimo said...

ATENÇÃO:::

Procura-se, morto ou vivo o comentário, alusivo ao famoso relvas e/ou flatulento boy!!!!

Foi deixado aqui pelas 09.22h da manhã do dia 29 e enforcou-se passado algum tempo!!

Dá-se recompensa! (patrocínio:"Zita Store")

29 outubro, 2005 16:45  
Anonymous Anónimo said...

A PIDE passou por cá e levou-o.
Abaixo a repressão!!

29 outubro, 2005 18:27  
Blogger Gonçalo Randulfes said...

Por favor não se degladiem meus caros patricios , o dito post ressurgirá em breve , surgiu-me um probl. informático estilo coisas electricas e que não domino , mas antes de finados reaparecerão , pelo facto,as minhas eloquentes e pampilhosenses desculpas.

29 outubro, 2005 19:23  
Anonymous Anónimo said...

Caro Randulfes!!

Confesso que essa das coisas eléctricas me baralhou completamente!!! Não sei porquê soou-mea familiar...

Fico a aguardar o ditocujo desparecido!

Cumps ao nosso pessoal.

30 outubro, 2005 10:04  
Blogger Gonçalo Randulfes said...

Estimada Alminhas, apraz-me que refira essa situação na medida em que "a língua é a minha Pátria", e é por isso perfeitamente normal que sintamos egoísticamente as palavras, as expressões e a própria língua como inerente a nós próprios. Para mim "coisas" são objectos inanimados com dependência "eléctrica". É perfeitamente natural a partilha de expressões entre diferentes clãs!
Até breve.

30 outubro, 2005 10:46  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem!!

Fiquei perfeitamente elucidada e,simultaneamente,divertida com a explicação!

Espero, com relativa ânsia, o próximo post!

Cumps.

30 outubro, 2005 14:41  
Anonymous Anónimo said...

E bom saber que neste bela terra a civilização ainda nao morreu..apraz as camadas mais jovens como as minhas saber-mos que a pampilhosa e algo de imortal...obrigado glorioso fundador,por retornar, qual dom sebastiao e elevar a sua linda vila ao estatuto que ela merece.os meus mais sentidos agradecimentos por estes bons momentos que me proporciona.

30 outubro, 2005 22:41  
Anonymous Anónimo said...

Salito, julgo que tens algo à perna. Alguém te tenta usurpar o intelecto ...usurpadordeintelectos...
Cordialmente,
TóJó.

31 outubro, 2005 09:13  

Enviar um comentário

<< Home