Pampilhosa Linda

Espaço de libertação intelectual no âmbito das realidades transcendentes que ultrapassa as amplas margens da ortodoxia, com incursões na antropologia filosófica e na psicognosia, de cariz socio-cultural tenuamente perfumado com poéticas gotículas proeminentemente irónico-macónicas! Bem hajam!!!

sábado, dezembro 01, 2007

Entre a ASAE e a Colher-de-Pau

Constatação objectiva: sempre que como ou faço compras num local aprovado pela ASAE fico invariavelmente com AZIA.
A norma ISO 22000-2005 aplicadas aos produtos alimentares surgiu da visão distopiana dos hunos, bardos e outros bárbaros do norte europeu e americano, gente que não sabe comer e muito menos beber e dos quais não me posso pronunciar quanto a outros ...er, mas diz-se por aí que também não.
Arroz de cabidela, cabidela de leitão, sarrabulho, vinho do lavrador, uma tasquinha com serradura no chão, ou a colher de pau como utensílio de cozinha, são alguns dos primores fundamentalistas rejeitados em absoluto pela ASAE; no entanto, e como mau exemplo, em Lisboa e no Porto pode-se comer sushi e tofu, comidas que, para além de servidas cruas, matam milhões de japoneses à milhares de anos, fora ainda o facto dos turistas dos quatro cantos do Mundo que vinham beber um copo À Ginjinha ,e que pelo facto de estar fechada, se suicidaram ou foram para as Canárias ou Lanzarote, como o outro!
Muitas vezes em ciência o que hoje é verdade amanhã poderá ser obsoleto; veja-se o caso da Lei da Gravidade de Newton ou da Relatividade Geral de Einstein confrontadas com as actuais premissas da Mecânica Quântica; mas vamos ao centro da questão.
Defender os interesses do consumidor e impedir fugas a taxas e impostos estão no quadro de acção da ASAE; mas se os ciganos vendem as boas marcas mais barato então aonde é que está a defesa dos nossos interesses? E se eles fogem aos impostos, o que fazer com os Bancos? as Seguradoras? E as grandes Construtoras? Mais uma vez , dura lex sed lex; mas cegamente com os pratos desequilibrados.
Algumas das doenças mais frequentes e presentes nos países desenvolvidos estão relacionadas com o enfraquecimento do sistema imunitário; sabemos hoje que a excessiva higienização da pele, da roupa e da comida debilitam o referido sistema por escassez de estímulos dos agressores normais do meio ambiente. De facto todo o leitor que tenha hoje mais de 25 anos pode ser considerado um sobrevivente da comida das cantinas escolares ou universitárias onde a sopa, embora pobre, era sempre mexida com colher de pau. Se é certo que existem mais bactérias por cm2 numa colher de pau, comparada com uma de inox ou de plástico, existem outros factos relevantes como a dissociação para os meios líquidos de Crómio e Níquel (metais pesados existentes no ínox); facto relevante é também o da natureza da madeira que ao inchar em contacto com líquidos, sequestra as bactérias, provocando assim uma menor transferência destas, sendo obviamente mais inócua que o plástico.
Se à porta dos estabelecimentos se colocar uma tabuleta a dizer Aqui faz-se adoração a Baco e Dionísio, a acção da ASAE ficará limitada por se poder invocar a liberdade religiosa.
Em defesa de todos os santuários de boa comida e de boa bebida da nossa terra, em defesa do sarrabulho e do arroz de cabidela, em defesa da serradura ou cascas de amendoim no chão das tasquinhas, gostaria que a nossa querida terra fosse considerada uma Zona Demarcada Livre e Isenta de ASAE.
Posto isto, acho que hoje vou comer um Negalho.