Pampilhosa Linda

Espaço de libertação intelectual no âmbito das realidades transcendentes que ultrapassa as amplas margens da ortodoxia, com incursões na antropologia filosófica e na psicognosia, de cariz socio-cultural tenuamente perfumado com poéticas gotículas proeminentemente irónico-macónicas! Bem hajam!!!

terça-feira, abril 25, 2006

25 D`Abril...Sempre!!!

E tu camarada, onde estavas no 25 de Abril?
Era quinta feira, o dia amanheceu cinzento com nuvens próximas a prometer chuva. Entramos um pouco mais tarde para as salas e o professor, de mãos cruzadas atrás das costas, dava passadas calmas e com o olhar inquisitivo, misturava na retina as nossas cabeças e a dos pardacentos quadros fotográficos de Américo Tomás e Caetano. Decidido, resolveu então dar quatro passos em direcção às janelas e dizer com voz sentida:
-Vêm aí tempos turvos...Vá, arrumem lá as coisinhas e vão direitinhos a casa!
-E depois ?
-Bem, depois foi bom, muito bom mesmo! No outro dia também não tive aulas e no sábado já não precisei de ir praticar a famosa ginástica cueca da cartilha da mocidade. Foi aquilo a que mais tarde a minha querida democracia viria a chamar uma ponte do caraças. Esta ultima, foi sem dúvida uma das grandes conquistas de Abril, a outra foi a das aulas passarem a ser mistas (o que foi bom para as hormonas deles e delas também). É por isso que hoje se é mais precoce. Viva o 25 de Abril!
Na TV lá de casa, via incrédulo veículos a que chamavam insistentemente de chaimites, carregando ora crianças ora jovens soldados empunhando metralhadoras com cravos na ponta. Não sei porquê, mas na altura só me lembrava de uma celebre fábula :
Que levais na mão?
-São cravos, senhor!
-Está bem. E depois?
-Depois veio o 1º de Maio. Havia um cheiro e uma alegria diferentes. Nas ruas e nas casas... E naquele ajuntamento em Lisboa que fez corar de inveja os pouco hippies que existiam na altura. Que me lembre, era Woodstock todos os dias e em qualquer lugar. Até os comboios andavam mais devagar, porque os maquinistas iam à taberna com sorrisos de orelha a orelha e em vez de um, talvez bebessem dois. E na altura, as meninas da Rua Direita começaram sem medo a usar saias mais curtas e a aventurarem-se também na Rua Adelino Veiga, sobretudo na então famosa e saudosa esquina do Amendoim.
Surgiu aquele movimento que se viria a chamar de Abrilada.
-E depois?
-É o povo quem mais ordena! O POUS, a LUAR, a UDP,o PCTP e o MRPP ainda separados e os seus fantásticos murais graffiti com alusões ao proletariado, fora os outros clássicos que ainda hoje perduram. Lembro-me da chegada do Cunhal e do Soares... E do Camarada Vasco. Lembro-me das calças à boca de sino e às riscas, dos colarinhos estilo asa dos Thunderbird, do Citroen Dois Cavalos, dos Mini-Morris, dos Renault 12... E depois, além dos Beatles e da Tonicha, consegui finalmente ouvir Janis Joplin, Doors, Rollings e Bob Dillan; E também consegui ler 1984 muito antes desta data. Enfim, lembro-me de passar por não sei quantas reformas educativas, da bica a um pau, dos Definitivos, dos Três-Vintes e das greves (inclusive ao tabaco e a ter que fumar Fortuna). Depois veio a Pepsi e a Coca-cola. Na altura só havia Sagres, Super Bock ou Topázio e as àguas eram mesmo só água, nada dessa coisa desagradável dos sabores.
Eram greves, nacionalizações e greves de zelo. Juros nos bancos a 30% ou mais (aí que saudades da inflação a 20 ou 25 % ), e tudo isto para quê?
Para poder escrever estas baboseiras na certeza que me podem criticar sem eu vos mandar prender ou interrogar. Para vocês jovens, poderem dizer que só vão à tropa se quiserem... Inclusive as moças.
25 de Abril … SEMPRE!

4 Comments:

Blogger Acácio Simões said...

tens razão ó Randulfes !
mas agora com tantos Henriques Tenreiros, Champalimaus, Mellos e Belmiros achas que valeu a pena ?
coitado do povo...sempra a ser enganado e enrabado !
Um abração

26 abril, 2006 21:30  
Anonymous Anónimo said...

ola rand
quando voltas ás figuras de estilo??
Já sinto saudades ...
Eles andam aí...
Não sei se tens conhecimento de uma nova vaga que esta a surgir na nossa Vila, algo transcendente...
Informa-te...
até sempre

28 abril, 2006 17:17  
Blogger eliana said...

Viva o 25 de Abril!

11 maio, 2006 12:34  
Anonymous Anónimo said...

cá pra mim deves é ser um ganda comunista!!!!

20 outubro, 2006 18:50  

Enviar um comentário

<< Home